My Own English ● Marília - SP

Dicas para quem quer Aprender Inglês Sozinho

Dicas para quem quer Aprender Inglês Sozinho

Se você é o tipo de pessoa que gosta de estudar sozinho e não quer depender de professores ou métodos de ensino de inglês, esse post com certeza é para você.

A internet hoje, se tornou um recurso quase que infinito de conteúdo e de informação, e por esta razão algumas pessoas preferem fazer uso destes recursos sem a ajuda de um professor.

O que precisamos deixar claro é que nem todo o conteúdo que encontramos na internet é um conteúdo confiável, e quando falamos de confiabilidade é necessário se atentar em relação a fonte em que esse conteúdo foi retirado.

A melhor a maneira de saber se de fato a informação que está descrita nesses conteúdos são confiáveis é buscar a fonte de onde estas informações foram retiradas. Eu quando ofereço conteúdo aos meus alunos eu me baseio em livros de linguística.

Livros de linguística é o material que norteia qualquer professor especialista na área de ensino de línguas, sempre deixo em meus trabalhos a fonte de onde aquele conteúdo foi encontrado e quais adaptações foram feitas.

Vamos as dicas de como você pode aprender inglês sozinho:

Prefiro leitura à vídeos:

Para quem gosta de ler e não abre mão de uma boa leitura indico livros, artigos e até mesmo blogs, o ideal é que estes recursos lhes tragam exercícios para colocar em prática o que você aprendeu. Quando falamos em ter fluência em uma língua, lembre-se de que fluência exige que você compreenda e seja compreendido, portanto, aprender a base de como escrever corretamente é muito importante.

Prefiro vídeos à leitura:

Para quem gosta de assistir vídeos sugiro que busquem as vídeo aulas ao invés de assistir séries em inglês, assistir séries é um ótimo recurso para complementar o seu aprendizado e fazer com que seu ouvido seja treinado a ouvir inglês, mas se você costuma assistir séries legendadas quais são as chances de que você esteja usando o recurso visual da leitura ao invés de focar no ouvir? As chances são grandes, temos que ter em mente que treinar nossas habilidades de compreensão auditiva exige foco e atenção, portanto ouvir significa ouvir mesmo, banir qualquer outro recurso.


Quais habilidades você precisa desenvolver para se tornar fluente?


Foque em todas as habilidades necessárias - Listening, Reading, Writing e Speaking. Quando fragmentamos o nosso aprendizado focando apenas em uma das habilidades a cima citadas, fica muito mais complexo corrigir os erros que este estilo de ensino deixa com o passar do tempo, quem nunca ouviu um amigo dizer: entendo melhor do que falo ou consigo ler e escrever muito bem, mas é muito mais difícil entender o que eles estão falando.
Aprimorando estas habilidades em conjunto fica mais fácil  desenvolvê-las do que focar em apenas uma delas por vez.


Disciplina e Consistência é o segredo:

É de extrema importância que você mantenha uma consistência nos seus estudos, portanto montar uma agenda de estudos e segui-la é de extrema importância, não há perfeição sem prática e para atingi-la é necessário esforço e dedicação.

Não há como comprar um curso de inglês, não frequentar as aulas , ou ir somente de vez em quando e querer se tornar fluente em  30 dias. Quando você opta por estudar sozinho desenvolver a disciplina é algo primordial. Lembre-se que seus esforços dependem 100% da sua disciplina e consistência.

Comece do Começo

Isso mesmo comece do começo, essa é uma expressão em inglês “first things first” foque nas estruturas primárias da língua, comece do mais fácil e mais lógico para depois ir avançando de acordo com que você também avança no idioma.
A tabela CEFR é uma excelente ferramenta que pode te auxiliar nesse momento, a tabela Common European Frame of Reference traz além da carga horária necessária para que você se torne fluente, mas  também traz o conteúdo de cada nível, para você aprendiz  avançar na fluência.